quarta-feira, 28 de março de 2012

Início...



Bem... Esse ano vou falar sobre o Patativa do Assaré, que foi um poeta, compositor, cantor, etc...

Com isso, vou começar com sua biografia, e mais adiante vou postar outras coisas!




Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré que nasceu em 5 de março de 1909, e morreu em 8 de julho de 2002.

Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença . Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras.

Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade...




Vou mostrar um poema do Patativa que eu achei bem legal, espero que gostem...




Caboclo Roceiro, das plaga do Norte

Que vive sem sorte, sem terra e sem lar,A tua desdita é tristonho que canto,Se escuto o meu pranto me ponho a chorar.....
Tu és meu amigo, tu és meu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário